segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Resenha crítica: "Dama da Noite" - Cinzas do Éden

"Assim como relatam várias tradições e crenças, Deus criou Adão e Eva, mas antes de Eva, houve Lilith..."


Hoje inicio a resenha de mais um livro, chamado "Dama da Noite", da escritora portuguesa Cátia Figo. Comecei a leitura desse logo após terminar a resenha do livro "Os sussurros dos Druidas", e mais uma vez tô atrasadíssima com essa resenha (novidade...). Em junho do ano passado a escritora de 27 anos me contatou através da minha página no facebook e me convidou para ler e fazer uma resenha de seu primeiro livro, que ainda estava em fase de lançamento na época. Aceitei seu convite, mas como já tinha outro livro e outra resenha para fazer, a dela atrasou muuuuuito mais do que o esperado, mas consegui finalmente terminar a leitura e sentar para escrever o que achei de "Dama da Noite".




O livro faz parte de uma trilogia, e esse primeiro ficou intitulado como "Dama da Noite - Cinzas do Éden". Com 546 páginas, confesso que o tamanho me assustou, inclusive por ser um livro que tem continuação. Ou seja, vem muuuita história por ai ainda. Esse livro é o primeiro da escritora nascida em Figueira da Foz, Portugal, e foi lançado pela editora, também portuguesa, Chiado.

A história do livro gira em torno de Kasey Thorndike, uma jovem que mora na cidade fictícia de Luce Mare e possui o dom de controlar o elemento água.  Por conta desse dom, Kasey faz parte de uma sociedade para jovens como ela, chamada Ordem de Metraton, liderada pelo arcanjo de mesmo nome. Junto com ela estão os amigos Nole e Megan, cada qual com uma habilidade diferente. Essa Ordem tem por objetivo proteger a Terra contra as forças do mal, lideradas do inferno pelo demônio Belzebu. Antes, esse posto pertencia ao demônio Samael, que foi aprisionado pelos arcanjos há cerca de dois mil anos. Porém, o arcanjo Metatron precisa de ajuda para combater Belzebu, e por isso ele e os demais partem para encontrar Samael e despertá-lo, uma vez que ele é a única esperança de vencer essa batalha. Porém, nem todos querem que Samael desperte, temendo que o demônio possa se aliar a Belzebu ou tornar as coisas muito piores. Assim que é despertado, Samael vira rapidamente amigo e protetor de Kasey, gerando algumas crises e ciúme e conflitos. Enquanto a narrativa segue, surge outra personagem importante, Lilith, a Dama da Noite, que, juntamente com Belzebu, pretende matar Kasey, uma vez que as duas estão misteriosamente ligadas pelo passado. A partir daí, a caçada de Lilith começa, e a narrativa segue sem perder o fôlego do início ao fim.

O que eu achei de "Dama da Noite"

Pelo nome do livro dá para perceber que a história possui elementos religiosos e bíblicos, mas em momento algum achei o livro maçante, cansativo ou sem originalidade, pelo contrário, gostei bastante dessa mistura que a escritora fez entre fato e ficção. Ela apenas pegou alguns personagens que já existiam e os inseriu em um universo ficcional, com tantos outros personagens criados por ela para dar mais fôlego à narrativa. Percebi que a capa não possui subtítulo, então acredito que o nome "Cinzas do Éden", usado para identificar o primeiro da trilogia, tenha sido acrescentado posteriormente à prensagem dos livros.

A autora conseguiu criar um universo fictício que pra mim era novidade, pois mesmo conhecendo por cima algumas histórias que envolvem anjos, submundos, etc., nunca havia lido nada sobre, portanto a história de Kasey e cia. é original e empolgante. Apesar da quantidade de páginas, não achei uma leitura enjoativa ou pesada. Claro que no início do livro me bateu aquela preguiça básica por ver que ainda havia aquele monte de página pela frente, mas conforme a história foi se tornando empolgante, o volume do livro já não era algo que me incomodava mais. 

Uma coisa que gostei bastante foi a narrativa, que por vezes não é linear. Para contar fatos passados, a escritora volta ao tempo e costura fatos passados com o presente. Isso ajuda o leitor a entender melhor o que está sendo contado sem se perder na leitura. Como Cátia Figo é portuguesa, algumas palavras apareceram de forma diferente do nosso português brasileiro, mas isso não faz com que a história não seja entendida. 

A personagem principal, Kasey, é muito bem descrita, com riqueza de detalhes, assim como todos os outros que aparecem no livro. Eu sei que não tem nada a ver, mas quando eu li que Kasey e seus amigos possuíam alguns dons e faziam parte de uma Ordem, não tive como não lembrar de X-Men. Não tô comparando e a história não tem nada a ver com os mutantes da Marvel, mas na hora isso me veio à cabeça. Não sei se por acaso a autora usou isso como base ou se inspirou de alguma forma.  

Não consigo lembrar de nada que eu não tenha gostado no livro, só senti falta de um sumário com o nome dos capítulos porque, pra mim, ficaria mais organizado. No geral "Dama da Noite" é um bom livro, com uma boa história e bons personagens que são muito bem construídos ao longo dos capítulos. Eu recomendo para quem gosta de histórias que misturam ficção e fatos reais e para quem gosta de histórias de anjos, demônios, submundos, etc., etc., etc.

O livro pode ser encontrado em algumas plataformas digitais, porém como é um livro de outro país, não sei dizer em quais sites ele está disponível para venda. Massss para alegrya geral, Cátia possui uma página no facebook, que você acessa clicando aqui, onde pode conversar diretamente com ela caso queira adquirir um exemplar. Aqui, deixo seu perfil pessoal.

E quero agradecer, novamente, à Cátia, que me encontrou pela internet do outro lado do oceano e depositou sua confiança em mim para ler e contar o que achei de seu livro. Vou guardá-lo na minha prateleira com muito carinho e ficar na espera dos próximos!!! Muito obrigada!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário