quarta-feira, 2 de julho de 2014

Olho de Hórus

Hoje o tema é sobre o Olho de Hórus, um símbolo antigo herdado da civilização egípcia, usado para proteção. Está relacionado ao deus homônimo, filho de Isis e Osíris. Deus do céu, tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o sol e a lua. O símbolo, proveniente do Egito Antigo, significa proteção, coragem, poder, força, vigor, segurança e saúde. Também é conhecido como Udyat.

Deus Hórus

Os antigos egípcios acreditavam que Hórus perdeu seu olho esquerdo em uma briga com seu tio Seth, deus da destruição e irmão de Osíris. Após matar seu irmão para tomar seu lugar no trono, Seth queria também matar seu sobrinho, que seria o próximo na linha de sucessão ao trono do Egito. Hórus, então, filho, neto e bisneto de deuses (descendente direto do deus do sol Rá), cresceu sem saber dos planos do tio e teve uma infância comum para um deus. Já adulto, lutou diversas vezes com Seth, e em uma dessas batalhas perdeu seu olho, que foi cortado em várias partes. Após saber do ocorrido, o deus Toth (deus da sabedoria) uniu as partes cortadas e concedeu à Hórus um novo olho. Com sua visão restaurada, Hórus finalmente venceu Seth em uma de suas últimas batalhas. Os egípcios passaram então a usar o amuleto para proteção, colocando também nas tumbas dos mortos. O animal que representa Hórus é o falcão.

O amuleto é muito usado para proteção contra mau-olhado e para espantar inveja, mas muitos extremistas, sem estudar ou conhecer simbolismo e história, relacionam o olho com coisas ruins e até a satanistas. Existem duas representações do Olho de Hórus: o esquerdo e o direito. O esquerdo representa a lua, o lado feminino, com pensamentos e sentimentos, intuição e a capacidade de enxergar o espiritual, e o lado direito representa o sol (deus Rá) e é responsável pelo entendimento de palavras, letras e números, é o lado masculino, mais quente.


Olho esquerdo de Hórus

Olho direito de Hórus

Ainda hoje, o Olho de Hórus é confundido com o Olho que tudo vê (um dos principais símbolos maçônicos e Illuminati), confusão essa que causa má interpretação do amuleto. O Olho tem grande popularidade no ocidente; muitas pessoas o usam em forma de pingente ou tatuagem. É comum vermos  amuletos em forma de colar à venda em lojas e feiras esotéricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário